SERVIÇO QUE AGILIZA VISTO PARA OS EUA COMEÇA A FUNCIONAR NESTA TERÇA-FEIRA

01/06/2010 09:10

 


Os advogados inscritos na Seção de São Paulo da OAB agora podem obter visto para ingresso nos Estados Unidos de modo muito mais rápido que o usual, graças ao convênio firmado entre a OAB-SP, a CAASP e o Consulado dos Estados Unidos. O novo serviço começa a funcionar nesta terça-feira, 1º. de junho.  A partir de agora, a Caixa de Assistência está autorizada a intermediar, em nome do advogado e de seus familiares, os procedimentos burocráticos perante o órgão diplomático americano para a concessão de vistos.
   “Trata-se de uma parceria histórica, que vem ao encontro do nosso plano de gestão, ou seja, o de ampliar a estrutura já existente e criar novos serviços”, afirma o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho. “Esperamos uma demanda bastante expressiva por parte dos colegas”, salienta.  Para o presidente da Seção de São Paulo da OAB, Luiz Flávio Borges D’Urso, o convênio “abre um canal para facilitar a ida dos advogados aos Estados Unidos”.
  O convênio foi assinado no último dia 19 de maio, em solenidade na sede da OAB-SP. “A parceria vai agilizar sobremaneira o processo de concessão de vistos aos advogados. Consideramos as várias possibilidades de que dispúnhamos para lhes oferecer, e chegamos a este acordo”, relatou, na oportunidade, o cônsul-chefe da Seção Consular dos Estados Unidos em São Paulo, David Meron.
Funcionamento
Conforme estabelece a parceria, destinou-se um espaço exclusivo para esse novo serviço no segundo andar do prédio-sede da Caixa de Assistência (rua Benjamin Constant, 75, Centro, Capital), com funcionários treinados pelo próprio Consulado e preparados para receber as informações do público, preencher os relatórios necessários e elaborar o dossiê completo exigido para a liberação do visto. Também um funcionário da Caixa será encarregado de levar a documentação à repartição americana. O advogado só precisará dirigir-se ao Consulado para entrevista, a última etapa antes da autorização de entrada nos Estados Unidos.
   “Nossa ideia foi muito bem recebida pelo Consulado americano, de tal modo que rapidamente tornou-se uma ação efetiva, que agora se concretiza”, frisa Anis Kfouri Jr. Segundo o diretor da Caixa de Assistência, que idealizou o novo serviço, no espaço a ser instalado na sede da entidade poderão ser encaminhados pedidos de vistos turísticos ou de trabalho. “Esse novo setor de atendimento se soma aos postos de Orientação Fiscal, de Orientação Previdenciária e da Junta Comercial do Estado de São Paulo, que já funcionam no segundo andar do prédio-sede da CAASP”, destaca Kfouri Jr.
   De acordo com o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP e também assessor da Presidência da CAASP para assuntos institucionais, George Augusto Niaradi, responsável pela aproximação entre as entidades e o Consulado americano, a Seccional mantém já há um bom tempo um relacionamento positivo com o Consulado-Geral dos Estados Unidos e com a Embaixada americana no Brasil. “Esta parceria é resultado desses laços”, avalia.
Receita Federal, INSS e Junta Comercial
   Três postos de serviços já funcionam no segundo andar do prédio-sede da CAASP. No Posto de Orientação Fiscal podem ser feitas inscrições e alterações cadastrais de pessoas jurídicas no INSS, pedidos de ajustes, emissão de guias da Previdência e pesquisas em geral.  Ali, os advogados têm condições de solucionar boa parte da demanda de seus clientes perante a Receita Federal.
   Ao lado do Posto de Orientação Fiscal funciona o Posto de Orientação Previdenciária, onde são prestados aos advogados – e, nesse caso, de forma não-extensiva aos seus clientes - diversos esclarecimentos acerca da aposentadoria pelo INSS.
   Já no Posto da Junta Comercial do Estado de São Paulo o advogado pode registrar contratos; abrir, alterar ou encerrar empresas; obter certidões de breve relato ou de inteiro teor; fazer registro de sociedades e dispor de todos os outros serviços do âmbito da Jucesp.  

Voltar